Marker
Velha Boipeba - BA
Dezembro/2015

Concha acústica paramétrica


O projeto para a pista de dança do Bar da Praia no festival Mareh se inspira em formas naturais como a de uma concha ou uma onda. Inicialmente concebida como um túnel cilindrico, a abertura em uma de suas extremidades foi torcida e dilatada para encarar o mar. Sua estrutura treliçada auto-portante foi obtida através de um algorítmo paramétrico criado pela oficina, que possibilitou a complexidade de sua forma, com mais de 300 encaixes diferentes e barras com tamanhos únicos, númerados e mapeados para permitir sua montagem no terreno por uma mão de obra local sem treinamento específico prévio. O algorítmo também permitiu a realização de uma simulação das principais cargas físicas e esforços na estrutura, como a atuação do vento e peso próprio.

A estrutura é feita de encaixes de chapa de aço carbono cortados a laser e dobrados in loco, barras de bambu da especie philostakis aurea e forramento de palha de pindoba, uma espécie nativa da região e muito usada nas construções vernaculares.

Após sua montagem, fitas de LED controladas por software foram fixadas às barras principais, tingindo com luz a parte interna da estrutura e criando um efeito de profundidade nos gomos formados por seu padrão geométrico. A programação das luzes interagia com a música segundo vários presets existentes no software escrito especificamente para essa instalação.

FICHA TÉCNICA
Cliente: Mareh Music
Local: Ilha de Boipeba - BA
Arquitetura cênica: Vital Oficina
Montagem: Vital Oficina
Iluminação Cênica: Vital Oficina + Antônio Tella
Lighting Hardware, Software e Live VJ: Luciano Ferrarezi + Dmtr.org
Som: CPRO
Fotos: Felipe Gabriel, Marcos Bravo